domingo, 8 de novembro de 2009

Cientistas ao Palco no Sol

Cientistas sobem ao palco para mostrar a Ciência ao público
Por Pedro Miguel Fernandes

23 Julho 2009


Um grupo de investigadores científicos vai subir ao palco em Setembro, numa iniciativa destinada a aproximar o público em geral e a Ciência. A peça de teatro «O Nascer da Evolução» contará com vídeos e interacção com o público e o seu making of está a ser acompanhado online.~Escrita por André Levy com base numa ideia original de David Marçal, a peça «O Nascer da Evolução» é uma das iniciativas que terá lugar no próximo dia 25 de Setembro, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2009.


Nesse dia em Coimbra, no Museu da Ciência local, irá ter lugar a estreia da peça encenada por Amândio Pinheiro, que decorre num mundo futurista onde «as teorias do criacionismo e do desenho inteligente prevaleceram sobre a Evolução, que é vista como uma teoria retrógrada e obsoleta», contou ao SOL David Marçal.

A personagem principal é o Dr. João Honório, interpretado por Cláudio Silva, um médico e investigador que descobre um exemplo de evolução através das suas experiências com bactérias e «cai em desgraça na comunidade científica» por defender a teoria evolucionista.

Cláudio Silva será o único actor em palco, pois as restantes personagens, que vão desde a mãe do Dr. João Honório aos vizinhos e colegas de trabalho, são interpretadas por 14 investigadores de Coimbra que surgem em vídeos que «irão intercalar a acção ao vivo (…) e são essenciais à narrativa», explica David Marçal.

De acordo com o autor da ideia original, «o espectáculo faz uma alusão implícita aos movimentos crescentes, especialmente nos EUA e felizmente ainda com uma expressão limitada em Portugal, que procuram fazer passar o Desenho Inteligente (a ideia de que a biodiversidade resulta de uma criação inteligente) como uma teoria científica».

Ao mesmo tempo «é também uma abordagem sobre a capacidade de as bactérias desenvolverem resistência aos antibióticos, e a importância da utilização responsável de antibióticos», sublinha.

O espectáculo irá ter ainda uma forte componente de interactividade com a assistência, na medida em que a própria peça «servirá de semente para o debate destes temas com investigadores» que estarão presentes no evento.

Entretanto os ensaios já arrancaram e estão a correr «bastante bem», afirma David Marçal, que considera que «o espectáculo cresceu a partir do texto, adquirindo dimensões teatrais muito interessantes».

Algumas imagens e vídeos dos ensaios podem ser acompanhados na Internet, a partir de um blogue e num site criados para o efeito ou no Facebook e no Twitter.

Por enquanto a iniciativa ainda não tem mais nenhuma data agendada, mas «a ideia é que este e outros espectáculos dos Cientistas ao Palco tenham uma carreira».

Sem comentários: