domingo, 8 de novembro de 2009

Cientistas ao Palco no Ciência Hoje

Cientista que faz rir - Noite dos Investigadores 2009 em quatro cidades

11 de Setembro de 2009

A Noite dos Investigadores 2009, intitulada «Cientistas ao Palco», terá lugar simultaneamente em várias cidades do país – no Porto, na Praça dos Leões; em Coimbra, no Museu da Ciência; em Lisboa, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian e em Olhão, no Ria Shopping –, dia 25 de Setembro.

No entanto, os mais curiosos, que morem nos arredores de Lisboa e Bragança, têm a possibilidade de espreitar a ante-estreia de um espectáculo de stand-up-comedy, hoje às 22h, no Centro LGBT/ ILGA e amanhã às 21h30, no Teatro Municipal de Bragança, respectivamente. A interpretação está a cargo de Bruno Pinto, Cheila Almeida, Daniel Silva, João Damas, Sandra Mateus, Sofia Leite e Sofia Vaz e a direcção dos textos do jornalista David Marçal.

Diferentes investigadores enfrentam o desafio de subir ao palco para se transformaram em actores e, usando o teatro como meio, para explicar como se começa a carreira de investigação, como se "conjuga o trabalho com a família e amigos, circunstâncias em que se fica ou se vai embora de Portugal, o que são os orientadores e o que fazer quando desorientam”.

A noite promete ainda outras iniciativas como speed-dating com cientistas – onde qualquer pessoa poderá ter conversas de cinco minutos e perguntar o que quiser –, café e bares científicos, experiências “mão na massa” – actividades para crianças – e divulgação de projectos, entre outras.

Noite dos Investigadores ou «Researchers' Night» é um evento promovido pela Comissão Europeia desde 2005, com o objectivo de aproximar estes profissionais do público em geral e acontece tradicionalmente em toda o continente europeu na quarta sexta-feira do mês de Setembro.

Segundo Marta Agostinho, uma das responsáveis pela organização, “esta é uma iniciativa europeia, decorrendo em várias cidades no mesmo dia (25 de Setembro), e que visa aproximar os investigadores do público”.

A responsável disse ainda ao «Ciência Hoje»: “Nos últimos cinco meses, desenvolvemos parcerias entre grupos de cientistas em companhias de teatro existentes em cada cidade. Por exemplo, no Porto, os investigadores juntaram-se ao Teatro de marionetas do Porto”.

Teatro Fórum e stand-up-comedy
As peças serão de vários tipos. Haverá teatro-fórum, onde primeiro, há apresentação do espectáculo, com vários momentos de conflito entre personagens, e depois é pedida a intervenção do público para substituir actores e propor uma resolução de problemas apresentados e stand-up-comedy, onde sete cientistas das mais diversas áreas fazem o espectáculo Cientistas de Pé. São abordados temas como o futebol, sexo, religião, o maior problema ambiental do mundo, mensagens para os extraterrestres, ciências leves, ciências duras e o papel dos homens na ciência.

A série de espectáculos serve para estimular a reflexão, a discussão e o debate público sobre o quotidiano dos cientistas, o poder e as limitações do trabalho que desenvolvem, os sucessos e as frustrações, as decisões que têm de assumir e o impacto da ciência na sociedade. A comicidade é assegurada por uma série de rigorosos testes realizados em laboratório, pelo que o público nem precisa de se preocupar em rir.

Sem comentários: