domingo, 8 de novembro de 2009

Nascer da Evolução - sinopse

A acção decorre num mundo futurista não muito distante em que as teorias do criacionismo e do desenho inteligente prevaleceram sobre a Evolução, que é vista como uma teoria retrógada e obsoleta. Neste contexto, o médico e investigador João Honório acaba por descobrir através da sua prática clínica que as bactérias podem desenvolver resistência a antibióticos - o que é um exemplo de evolução. Cai em desgraça na comunidade científica e vê-se remetido ao seu corpo como último reduto para prosseguir os seus trabalhos de investigação.
O espectáculo faz uma alusão implícita aos movimentos crescentes, especialmente nos EUA (felizmente ainda com uma expressão limitada em Portugal) que procuram fazer passar o Desenho Inteligente (a ideia de que a biodiversidade resulta de uma criação inteligente) como uma teoria científica. É também uma abordagem sobre a capacidade de as bactérias desenvolverem resistência aos antibióticos, e a importância da utilização responsável de antibióticos.
O Dr. João Honório é interpretado pelo actor Cláudio Silva. Os restantes personagens são interpretados por 14 investigadores da Universidade de Coimbra, que participam no espectáculo através de vídeos que intercalam a acção ao vivo.

André Levy é um biólogo evolucionista e actor. David Marçal é bioquímico e autor de diversos textos de humor científico, publicados no Inimigo Público.

Sem comentários: